1ºTrimestre 2021

São Paulo: número de alvarás para empreendimentos verticais recua 26,3% no 1º trimestre de 2021

 Variação, ocorrida principalmente em março, foi motivada pelas restrições impostas pela pandemia e que impactaram o processo de licenciamento. No acumulado de 12 meses, porém, a redução foi de apenas 0,5% com 922 alvarás emitidos no período. 

O Indicador de Antecedente do Mercado Imobiliário (IAMI) da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), elaborado pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a partir de dados da Prefeitura de São Paulo, mostra que foram concedidos 922 alvarás para construção de novos empreendimentos verticais nos 12 meses encerrados em março deste ano. Com isso, o resultado apresentou um ligeiro recuo de 0,5% na capital paulista, em relação a igual período de 2020.

Com relação ao 1° trimestre de 2021, o indicador registrou uma queda de 26,3%, em comparação com o mesmo intervalo do ano passado, e totalizou 174 alvarás neste período. A redução se concentrou em março, quando tivemos um novo agravamento da pandemia e a consequente elevação das restrições no Estado. Neste período, a emissão de alvarás foi impactada pelo processo de teletrabalho, assim como ocorreu com outras atividades exercidas em escritórios e que tiveram de ser readaptadas em função das limitações impostas pelo isolamento social.

Distribuição Regional

A Zona Leste foi a região que mais teve alvarás liberados nos 12 meses encerrados em março, concentrando 44,4% do total concedido na capital paulista. Na sequência, vieram a Zona Norte (21,1%) Zona Sul (19,2), Zona Oeste (11,6%) e Centro (3,7%).

No primeiro trimestre deste ano, as regiões que mais contribuíram para a expansão da atividade construtiva foram: Zona Leste (46% do total), Zona Sul (23%), Zona Oeste (14,9%), Zona Norte (14,4%) e Centro (1,7%).

O indicador aponta ter havido crescimento do interesse imobiliário em 2 das 5 zonas da cidade de São Paulo nos 12 meses analisados, com destaque para a Zona Sul, onde foi registrado avanço expressivo de 13,5% no volume de alvarás concedidos em relação aos 12 meses anteriores. Em seguida, o Centro com aumento de 9,7%

Na contramão desse movimento, observou-se queda no número de alvarás concedidos em 12 meses na Zona Leste (-6%), Zona Norte (-1%) e Zona Oeste (-0,9%). Já na comparação entre o primeiro trimestre de 2020 e o deste ano, os avanços na atividade construtiva foram registrados na Zona Sul (+37,9%) e na Zona Oeste (+18,2%). Por sua vez, apresentaram queda no número de alvarás o Centro (-72,7%), a Zona Norte (-59,0%) e a Zona Leste (-29,2%).

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙
,